Deixe una marca!


Chamada antifascista internacional pelos vinte anos do assassinato de Davide Dax Cesare. Vinte anos se passaram desde aquela trágica noite em Milão, em 16 de março de 2003, onde durante uma emboscada realizada por 3 nazifascistas, Davide Dax Cesare foi morto a facadas. Desde sempre, temos a convicção de que o antifascismo diz respeito a todos, que não podemos nem devemos delegá-lo, que não deve ser apenas uma recordação e que não podemos dar-nos ao luxo de deixar esta memória nas mãos da mídia ou de instituições de qualquer tipo. Temos a consciência de que a memória é uma engrenagem coletiva que deve ser cultivada ao longo do tempo, partindo de baixo nos próprios bairros, nas próprias cidades e deve se expandir e se desenvolver internacionalmente.

Por esta razão, decidimos convocar em 16 de março de 2023 todos aqueles que lutam contra o fascismo em todas as suas formas, à ação direta e a todas as práticas que melhor se adequem a contribuir para a memória de Dax e todos os antifascistas mortos.

Por isso, convidamos a todos, indivíduos e coletivos, a deixar na sua cidade uma marca de qualquer espécie ou forma para tornar forte, viva e fértil aquela memória que não é apenas memória, mas responsabilidade e luta por aqueles que já não estão connosco e foram atingidos pela mão infame do fascismo.

Porque uma ação realizada em conjunto é mais incisiva, porque somente através da partilha de práticas e da memória podemos recordar e defender o antifascismo dos revisionistas que pretendem reescrever a história, porque só com a reapropriação e organização fora dos circuitos institucionais é que pode tornar-se um mecanismo de significação coletiva e compartilhamento.

Por isso, convidamos todos a criar uma faixa, uma escrita, um gesto ou qualquer outro tipo de ação que deixe uma marca em seu território com o nome de Dax e os antifascistas assassinados, um ato de resistência internacionalista, amor e raiva, um sinal indelével e compartilhado para não esquecer nossos mortos e não perdoar seus assassinos, afirmando mais uma vez que antifascismo é anticapitalismo.

À noite, as estrelas nos guiam. Com Dax, Fausto, Iaio e todos os antifascistas mortos no mundo, a resistência continua.

,